Eternidade


Quando falamos de eternidade, isso pode estar  representando 3 coisas diferentes: Eternidade como tempo indeterminado no futuro; Sempiternidade e atemporalidade.

Eterno (No sentido de tempo indeterminado)

No sentido de perpetuidade do tempo de algo ou alguém que não é eterno. Um bom exemplo é a prisão perpétua, ela pode ser considerada eterna neste sentido, pois irá durar o tempo de vida inteira do condenado, embora este tempo seja finito e esteja indeterminado para nós. O eterno desta perspectiva passa mais uma idéia de força de expressão - ainda que de forma formal - diferentemente do sentido que a filosofia atribui a este conceito. Perceba que o conceito de eternidade neste sentido não representa absolutamente coisa alguma de uma perspectiva divina, pois sendo onisciência e transcendência atributos de deus, qualquer ponto no tempo é conhecido e está bem definido para ele.

Embora algumas fontes teológicas insistam no contrário, a palavra eterno vem do latim "aeternus" que significa Eterno; sem fim. No entanto Aeternus se traduz do grego "aionios" em inglês para Eternal e Everlasting, de acordo com a língua inglesa, “eternal” significa “sem começo nem fim, sempre existente, durando para sempre”; enquanto “everlasting” significa “durar para sempre, durando por muito tempo, por um tempo indefinidamente longo”.

Sempiternidade

A sempiternidade’ (do latim sempiternus: 'perpétuo, eterno, imortal'), significa duração ou tempo infinito. Nosso universo seria sempiterno se não tivesse tido um começo e não demonstrasse indícios de que pudesse se encerrar. É aquilo que permanece imutável e  se mantém para sempre, que nunca termina. Uma boa definição para sempiternidade seria: "A perpetuação do agora na sucessão temporal".

Eterno (Atemporal)

Atemporalidade é o estado daquilo que transcede qualquer tempo, assim como não é afetado por ele. Portanto aqui não há começo nem fim, não se diferencia passado nem futuro, há apenas o agora.
A eternidade de deus é atemporal, pois ele estava lá antes do tempo ser formado, e portanto está além desta medida.

Eterno x Infinito

Como vimos, eterno está sempre relacionado ao tempo, seja como tempo sem fim ou aquilo que o transcede especificamente. Desta forma podemos dizer que tudo que é eterno é infinito no tempo (excluindo o atemporal), mas nem tudo que é infinito é eterno.

Basicamente o infinito é algo que, em algum aspecto não tem limites. O eterno é algo que não tem fim no tempo.

Cambridge


Para Cambridge, eterno pode ser um caráter próprio e exclusivo do tempo, o dicionario define eternidade como:

"Tempo que nunca termina ou não tem limites"; ou

"Um longo tempo"

O primeiro é de natureza sempiterna, e o segundo sendo de caráter figurativo, ambos já explicados antes.

Deus judaico-cristão

Já pro cristianismo a eternidade de Deus é atemporal, pois ele é quem criou o tempo e portanto independe e não sofre influência do mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft