A Teoria de Gaia - The Gamer


No universo de "The gamer" existem pessoas capazes de utilizarem habilidades especiais que seriam impossíveis para humanos comuns, como magia, telecinese, feitiços e etc... Todos esses poderes são concedidos por Gaia,que é a personificação da vontade da terra, a personificação da vontade de Deus na terra, ou melhor ainda, a vontade de Deus imanente na terra.

A teoria de Gaia não é uma criação de Sung San-Young (Autor de the gamer), mas uma idéia adaptada de algo já existente no mundo real: A hipótese de Gaia, de James Lovelock.

A hipótese de gaia tem em seu nome a inspiração na deusa grega Gaia, mãe-terra e elemento primordial, progenitora de toda vida, mãe dos céus e dos mares. A idéia surgiu de James Lovelock na década de sessenta, para ele a Terra era um planeta vivo e não somente um repositório para a vida em si. Nas suas próprias palavras:

“Considere a teoria de Gaia como uma alternativa à sabedoria convencional que vê a Terra como um planeta morto, feito de rochas, oceanos e atmosfera inanimadas, e meramente habitado por vida. Considere-a como um verdadeiro sistema, abrangendo toda a vida e todo o seu meio ambiente, estreitamente acoplados de modo a formar uma entidade auto-reguladora.”

Basicamente, na teoria de gaia, a vida cria as condições para sua própria existência. Na teoria de Gaia é portanto um equívoco dizer que a vida se adapta ao meio ambiente, quando na verdade a própria vida é quem molda o ambiente ao seu redor para que se adapte à ela e assim proporcione as condições necessárias para continuar sua existência, é assim, um processo cíclico.


Em the gamer esta idéia foi adaptada para produzir um mundo especial, no qual Gaia não só fornece as condições para sua própria sobrevivência, como também habilidades sobrenaturais para alguns escolhidos.


Gaia escolhe aleatoriamente os que vão ser abençoados - ou talvez amaldiçoados seja a palavra certa - com estas habilidades. Por ser uma vontade acima de tudo ou de quase tudo, gaia é vista como a deus. Apesar do acaso determinar quem receberá ou não estas habilidades, o efeito delas é definido normalmente pelo que a pessoa considera ser o mais especial para ela, ou o que mais as afeta psicologicamente - lembrando que em toda regra pode haver exceção - por exemplo alguém que quase morreu afogado, se eleito, poderia desenvolver a habilidade de manipular a água.


No entanto não é como se o mundo estivesse mergulhado ao caos, Gaia mantém um equilíbrio com uma restrição, impedindo qualquer usuário de habilidades de afetar drasticamente o mundo real, sob pena de aniquilação da existência da entidade infratora. Para isso existe algo chamado barreira ilusória, que permite que os escolhidos utilizem suas habilidades sem nenhuma restrição ou limite sem afetar o mundo real, apta a ser criada por qualquer um dotado de poderes.

Até a última edição lançada de the gamer (Atualmente capítulo 251) não sabemos se gaia é mesmo deus em imanência ou se é apenas uma extensão de sua vontade, mas é fato que existem seres que conseguem burlar sua restrição, o que talvez elimine a hipótese de sua onipotência.

Afinal a teoria de gaia é uma idéia sedutora, um mundo vivo que se auto sustenta modificando o meio ao seu redor. Se ela for real e este mundo além de vivo seja também consciente, como será que ele de sentiria em relação aos humanos que vivem para destrui-lá? O próprio meio que os permite viver... É interessante refletir que se gaia cria as condições para continuar a existência da vida, o próximo passo seria exterminar a humanidade, que voluntariamente estão acelerando a destruição da natureza. Destruir as condições que nos permite viver, para preservas as condições que permitem a vida, quão sedutor e terrível isto se assemelha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft