Arawn - "Mate-me agora, ou detenha sua mão para sempre"


Uma introdução aos Tropos


Um tropo é um dispositivo ou convenção narrativa, um atalho para descrever situações que o contador de histórias pode razoavelmente assumir que o público reconhecerá. Tropos são os meios pelos quais uma história é contada por qualquer um que tenha uma história para contar.

Os tropos não são a mesma coisa que clichês. Eles podem ser novos, mas parecem velhos e banais; eles podem ter milhares de anos, mas parecem frescos e novos. Eles não são maus, não são bons; tropes são ferramentas que o criador de uma obra de arte usa para expressar suas idéias para o público. É praticamente impossível criar uma história sem tropos

Como veremos adiante, Arawn possui sua própria contribuição para os tropos.

Mate-me agora, ou detenha sua mão para sempre



Este tropo descreve a situação em que

1- Alice tem um motivo para matar Bob.
2- Bob sabe disso.
3- Bob decide que a melhor maneira de lidar com Alice é ficarem sozinhos em um lugar e dar a ela exatamente o que ela quer - uma chance de tirar sua vida.

Por que Bob embarcaria em tal ação suicida? Porque ele acredita que Alice não é uma assassina, e ele quer forçá-la a perceber isso também. Quando Alice descobre que não pode realmente tirar a vida de outra pessoa, nem mesmo em uma situação em que ninguém saiba que ela fez isso, ela terá que reconhecer que ela é uma pessoa melhor do que ela pensava que era. Ela também terá que reconhecer que Bob é uma pessoa melhor do que ela pensava que ele era, já que um homem perverso nunca teria arriscado tanto no poder da confiança.

Arawn e Deirdre

Arawn conquistou seu reino trilhando um tapete de sangue, matando todos que se opuseram a ele, inclusive o próprio rei que ele usurpou. Quando o rei morreu, Deirdre ficou viuva e tentou se suicidar, Arawn a impediu, mas apenas  conseguiu com isso nutrir ainda mais o ódio que a mulher sentiia por ele.

Arawn foi criado por lobos, e admitia desconhecer a sutileza das palavras, movido por instintos ele tentava levar Deirdre - por quem ele se apaixonara cegamente - pra cama pela força, no entanto ela demonstrava resistência; Arawn queria mostra-la que não era mais um animal, e raciocinando que suas defesas deveriam ter alguma fraqueza, decidiu por em jogo sua própria vida para provar isto. É o chamado Tropo do "Mate-me se isso satisfizer você" portanto sem intenção de morrer e sim de conquistar a reciprocidade no amor que ele sentia por Deirdre, tornando-se assim um "Mate-me agora, ou detenha sua mão para sempre."

No fim isso só deu certo pois nunca se tratou da morte do rei, e sim do dilema de ter saído da frigideira direto para o fogo. O rei não era uma pessoa virtuosa, a história nos mostra que sua principal qualidade era a covardia: Enviou todos os seus homens para morrer em seu lugar, abdicou de seu trono quando ficou perante a Arawn, tentou matá-lo pelas costas e suplicou pela vida quando ficou a mercê da espada do senhor dos infernos. Deirdre era provavelmente um brinquedo do rei, e estava cansada disso, a possibilidade de deixar de ser um joguete nas mãos de um porco tirano para ir parar nas mão de um verdadeiro animal não era preferível à morte; Quando Arawn pode prova-la seus sentimentos e humanidade, a muralha que Deirdre erguera se desmanchou como bolhas de sabão.

Fonte: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/KillMeNowOrForeverStayYourHand

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft