"Mitos de Cthulhu" - Cânone

Anéis maiores aceitam informações dos anéis que eles contêm, mas não o contrário.

Todo o material apresentado a seguir é traduzido do original da wikia Lovercraft, cujo link estará no final do post. Eu realmente cogitei reinventar a roda pela má fama dos gringos de não fazer nada certo ou decente se tratando de wikia e classificações; mas como essa em particular me agradou muito, me contentei em apenas traduzir o artigo que vocês vão ler a seguir:

Canône é um conceito da fã-base que existe de uma maneira única dentro do fandom dos mitos de Cthulhu. Em teoria, significa um corpo de trabalho que um corpo estabelecido de literatura pode usar, mas é mais comumente pensado como o que um fã considera que faz parte do Mythos, ou o que "realmente aconteceu". Isso é muitas vezes uma escolha pessoal, que é discutida incessantemente e debatida em praticamente todos os fóruns ou quadros de mensagens relacionados a Cthulhu que existiram na Internet.

Ao contrário dos universos de Star Trek e Star Wars, H.P. Lovecraft nunca teve a oportunidade de publicar uma declaração sobre o que é ou não é canônico para os mitos de Cthulhu.

Um grande problema ao tentar construir uma definição de cânone para os Mythos é que ele nunca está completo ou acabado; Os mitos de Cthulhu tem sido constantemente escritos pelos Ciclos de lovercraft ou publicações da Arkham House desde a morte de Lovecraft em 1937. Alguns fãs querem uma narrativa completa, mas os Mythos nunca podem estar completos.

Política deste site

Para os propósitos de uma abordagem enciclopédica do cosmos completo de Lovecraft, ou do Cthulhu Mythos, é necessário um certo princípio de organização. Essa ordem, embora talvez complicada à primeira vista, é baseada nos exames do estudioso de Lovecraft, Robert Price, e em uma análise mais aprofundada das obras totais atuais nos mitos e em torno dos mitos. Pode ser entendido pelo diagrama de acompanhamento:

"The greater Cthulhu Mythos" (Mitos de cthulhu principal)

Inclui todas as outras categorias.

"Expanded Cthulhu Mythos" (Mitos de Cthulhu expandidos)

Baseiam-se em histórias e fatos de:
-Derleth"Mitos de Cthulhu"
-Os ciclos de mito "Círculo de Lovecraft"
-O ciclo de mito de Lovecraft e os contos estranhos

Por sua vez o Derleth "Mitos de Cthulhu"exclui o Mito Expandido, e assim por diante, quando se aproxima do "Núcleo".

"Mythos Adjacent Works" (Trabalhos Adjacentes aos Mitos)

Incluem histórias, filmes, e outros que incluem elementos levantados em parte ou totalmente dos Mythos, mas não foram feitos por seus criadores com a intenção de serem destinados a ser parte do Mito de Cthulhu. Isso incluiria trabalhos como os Contos Hiboreanos de Robert E. Howard, que compartilham títulos de livros e certas criaturas, e o filme Army of Darkness (Exército da escuridão), no qual o Necronomicon é um elemento central da trama. Também inclui trabalhos que Lovecraft referenciou diretamente em seus trabalhos como "O rei em amarelo" de Robert W. Chambers.

"Mythos Influenced Works" (Obras influenciadas pelos Mitos) 

Incluem histórias, filmes, e outros que incluem referências claras ou sutis a temas, criaturas, etc. de Lovecraft. Os criadores dessas obras geralmente reconhecem sua dívida com Lovecraft e a maneira como ele influenciou seu trabalho. Isso inclui as histórias em quadrinhos do Hellboy, que incluem fortes temas de terror cósmico, e de que Mike Mignola deu grande crédito a Lovecraft por inspiração. Isso também inclui programas de televisão como o X-Files, que tem temas e estruturas similares às obras de Lovecraft.

É a filosofia desta wiki ser o mais inclusiva possível, e as categorias seguintes representam uma tentativa de encontrar uma harmonia geral pela qual organizar as obras do Mythos.

Pode-se argumentar que todas as obras do "Mitos de cthulhu principal" podem ser universalmente reconciliadas, se não harmonizadas, em virtude das perspectivas limitadas de primeira pessoa e terceira pessoa, nas quais a maioria das obras do Mito de Cthulhu principal são escritas.

Se quisermos considerar todos os relatos de cada narrador como evangelho, então não pode haver reconciliação dos fatos. No entanto, se alguém começa com a idéia de que as observações e relatos feitos por todos os narradores esta meramente sugando pelo canudinho do incompreensível universo que Lovecraft originalmente imagina, há no mínimo um todo coeso. Isto é, cada personagem / narrador principal (muitos dos quais afirmam que não são confiáveis) é, na melhor das hipóteses, parcialmente correto, e as informações que eles adquirem no curso de suas experiências misteriosas têm uma confiabilidade ainda menor.

Lovecraft nos lembra que não podemos entender o universo como ele é, e talvez nos dê a chave para a "harmonia" do Mythos: é apenas discórdia. No entanto, é a opinião dos mais atuais estudiosos de Lovecraft, dessa wiki (e desse blog também devo dizer), que quanto mais nos aproximamos do ciclo original de Lovecraft, mais próximo da "verdade" se chega.

Nunca pode haver um verdadeiro cânone contábil ou autoritário, mas é possível reunir os fatos à medida que são apresentados e organizá-los de maneira coerente. O que se segue é uma tentativa de fazê-lo.

Mitos de Cthulhu principal

O termo "Greater Cthulhu Mythos" é uma tentativa deste wiki de criar uma grande tenda sob a qual todos os trabalhos relacionados ao Mythos podem ser colocados.

Não há discussão quanto ao fato do Mythos ter se expandido rapidamente desde o seu nascimento, e que os trabalhos posteriores à morte de Lovecraft contêm material que se tornou problemático quando comparado à visão que Lovecraft apresentou não apenas em suas histórias, mas em seus ensaios sobre sua filosofia da escrita de horror.

Dito isto, o valor duradouro da visão de Lovecraft e a abundância de trabalhos escritos no Mythos exigem que haja alguma categoria maior na qual todas essas obras possam encontrar um lar, independentemente da qualidade aceita ou da adesão a um "cânon".

Ciclo de mitos de Lovercraft

O Ciclo de Mitos de Lovecraft se refere especificamente aos trabalhos com o envolvimento direto de HP.Lovecraft, que foi completado antes de sua morte em 1937 e publicado durante sua vida ou logo depois. Acredita-se que estes sejam o coração mais destilado do Mythos. Isto não é de forma alguma, sugerir que estas obras não foram influenciadas ou fortemente editadas por outros, e sim que elas podem ser entendidas como "mais verdadeiras" para a visão individual de Lovecraft.

Há discussão sobre o que se pretendia fazer parte do Mythos ou não, uma vez que Howard não fez uma lista para uma publicação de coleção enquanto vivo. Em suas cartas, ele se referiu a uma história desse tipo como um "Yog-Sothotheriana" e para se referir ao todo como o "ciclo de Arkham" (especificamente declarando "A cor fora do espaço" e "O terror de Dunwich" como parte disso). Esses termos são difíceis de usar, já que o primeiro excluiria histórias que não têm o próprio Grande antigo (Yog-Sothoth) e o segundo excluiria histórias que não acontecem em Arkham (como "O Chamado de Cthulhu"), mas incluiriam histórias que poderiam parecer não relacionadas (como "Herbert West - Reanimator").

Uma visão mais ampla sobre o que constitui o Mythos seria:


Trabalhos solo

-Ciclo Dunsaniano (Inspiradas por Edward John Plunkett Dunsany)
Polaris (1916)
●A nau branca (1919)
●A maldição que veio de Sarnath (1919)
●A árvore (1920)
●Os gatos de Ulthar (1920)
●Os outros deuses (1921)
●Celephais (1920)
●À procura de Iranon (1921)

-Ciclo de Randolph Carter (Alter-ego de Lovercraft nos Mythos)
O depoimento de Randolph carter (1919)
A busca onírica pela desconhecida Kadath (1926 - 1927)
A chave de prata (1926)
Através dos portões da chave de prata (com E.Hoffman.Price; 1932 - 1933)

Trabalhos juvenis

Escrito quando criança ou adolescente, antes da concepção do Mythos.

A Garrafinha de Vidro (1897)
●A Caverna Secreta ou John Lees Adventure (1898)
●O Mistério do Cemitério (1898)
●A nau Misteriosa (1902)
●A besta na caverna (1905)
●O Alquimista (1908)

Outras obras

Cuja inclusão nos Mythos é debativel.

  • A tumba (Junho 1917)
  • Memória (1919)
  • Além da muralha do sono (1919)
  • A transição de Juan Romero (1919)
  • O terrível ancião (28 January 1920)
  • O templo (1920)
  • A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família (1920)
  • Do Além (1920)
  • A estampa da casa maldita (1920)
  • A rua (1920?)
  • Do esquecimento  (1920/21)
  • O pântano luar (1921)
  • O intruso (1921)
  • A música de Erich Zann (1921)
  • Herbert West - Reanimator (1921–1922)
  • Hypnos (1922)
  • O medo à espreita (1922)
  • O que vem com a lua (1922)
  • Os ratos nas paredes (1923)
  • O inominável (História curta) (1923)
  • A casa evitada (1924)
  • O horror em Red Hook (1925)
  • Ele (1925)
  • Fechado nas catacumbas (1925)
  • Vento frio (1926)
  • O modelo de Pickman (1926)
  • O povo antigo (1927)
  • O clérigo perverso (1933)
  • O livro (1933)
  • A coisa à luz da lua (1934)
  • O desafio do além (com C. L. Moore; A. Merritt; Robert E. Howard, and Frank Belknap Long; 1935)


Fonte: http://lovecraft.wikia.com/wiki/Canon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft