A estrutura dimensional da Marvel

Saudações! Depois de algum tempo de leituras e análise eu posso finalmente apresentar sem medo uma explicação COMPLETA!!!  sobre a estrutura dimensional da Marvel. Créditos ao papa Jim Starlin, Roy thomas e R.J.M lofficier que pareciam serem os únicos dispostos a explicar o multiverso na Marvel, não fosse por eles não existiria metade do material contido aqui, e é claro, ao Hickman que reavivou a preocupação com devidas explanações e etc. Eu adicionei algumas perguntas que talvez vocês pudessem ter ao longo do texto para facilitar o entendimento, então dito isso e sem mais delongas:

O Multiverso

Importante: Este artigo trata do multiverso marvel antes dos eventos de guerras secretas (2015), um post sobre o multiverso atual será feito em breve.
Para ler o que se sucederá primeiro você deve se desatar de qualquer conceito físico ou cientifico, isto é diferente de qualquer coisa que já tenha sido mostrado e vai parecer algo ilógico, mas eles nos disseram que pareceria.

Muito se foi expeculado sobre o Multiverso da Marvel ser infinito, o que em parte não está errado, porém é apenas uma metade da verdade afinal a realidade é bem mais complexa que isso, o que será mais bem visto depois. Agora a primeira parte da análise:
Durante as incursões - um evento que se desencadeou quando um universo morreu prematuramente e afetou todo o continnum temporal, isto é, todo o multiverso - foi "revelado" que o Multiverso é infinito, isto porque é composto por infinitos universos, claro, não foi um conceito novo, já que esta definição vem sendo mencionada vez ou outra nas histórias, porém foi o que de melhor forma abordou isto. O universo padrão, 616 é demonstrado possuir três dimensões espaciais, mas também são somadas com uma de tempo, não a prova eternidade ser a personificação temporal daquele universo? Tal como o personifica em todos os universos alternativos.
Porém, com as próprias palavras da seguite scan, o conceito de infinito é relativo, "Um" infinito está incluído em um grande infinito, e por isto vai além, o multiverso da Marvel é na verdade transfinito, isto é, não apenas um conjunto de infinitos universos o que o classificaria como um multiverso infinito padrão; o conceito de multiverso transfinito é nada menos que infinitos conjuntos de infinitos universos




Traduzindo parte da scan:

"Infinitas séries de infinitos números, todos maiores que o anterior. Todavia, é sob este mesmo conceito -- e mais alguns-- que o multiverso é feito. Pois o multiverso é literalmente um número transfinito -- isso é, um número maior que o infinito -- de universos."

Antes de prosseguir a compreensão desta grandeza transfinita, uma outra questão deve ser levantada: Quão grande é o multiverso infinito da Marvel? Isto é, uma subseção (a de universos alternativos) do multiverso transfinito apenas chamada de multiverso infinito por preferência.
    Para responder isso, devemos voltar à scan de "novos vingadores v3" (a primeira a ser mostrada), nela, vemos que o multiverso é infinito - isso se torna fato uma vez que é composto de infinitos universos - e se juntarmos essa informação com a da scan em que explica que os universos alternativos e o 616 possuem três dimensões espaciais e adicioná-las ao eternidade, teremos um multiverso formado por infinitas dimensões/universos 4D (quadridimensionais) finitos.
   É preciso fazer uma pausa e ressaltar que é dificil dizer o que é certo ou errado nas hqs; existem contradições mas ninguém pode dizer qual delas está certa ou não, por lógica consideramos a metodologia atual, mas isso de longe sugere que ela está correta e muito menos que devemos desconsiderar a anterior, entretando há algumas exceções absurdas ou desprovida de base ou sentido que podem sim serem postas de lado (Caso seja desconsiderado pela própria editora ou haja uma nova versão):

Em tempos antigos foram feitas inúmeras menções a um universo infinito, o que nos dias de hoje  sabemos que É MENTIRA!!
Em diversar histórias do quarteto fantástico e da v1 do surfista prateado existem citações de um universo infinito. Apenas para exemplo:



Inclusive na v3 do surfista prateado os roteiristas afirmam que o espaço é infinito, e que há um número infinito de sóis nascendo nele e morrendo em outro lugar. Esta é a primeira contradição, afinal se o universo dos homens está sujeito as leis da física isso não poderia acontecer: A inércia postula que um corpo tende a permanecer em repouso ou movimento retilíneo uniforme a menos que alguma força seja aplicado a ele, e os astros se movem.  Assim um universo infinito seria inaplicável pois como percebeu Eisten (A scan prova que este existiu no universo marvel - 616), com infinitas estrelas, a massa seria infinita, e a inércia também seria infinita, desta feita os corpos não se moveriam.
Além de sugerir grandes problemas lógicos de início, atualmente Hickman sugeriu um multiverso formado por infinitos universos que começaram e terminarão no mesmo lugar, além disso é de conhecimento geral que Galan é mais antigo que o nosso universo e também que quando seu universo morreu, galan e eternidade renasceram no universo 616 após o Big Bang. Se algo é infinito ele não deve ter um fim, quem dirá um começo. O Big Bang é o ponto de início da linha temporal some esta informação com o final predestinado e isso já elimina qualquer possibilidade de um universo infinito.



"Certo, mas se não podemos dizer o que está certo ou não, o que te faz pensar que o universo é apenas finito, se nem Hickman nem os antigos podem de fato estarem corretos."

Bem não é exatamente que não exista, afinal existe sim erros ou grandes "cagadas", mas o que é nesmo dificil dizer é que quando uma metodologia atual contradiz uma antiga ela está certa ou não. Eu disse que por lógica consideramos a metodologia atual, e a de hickman tem sim mais explicações lógicas e científicas que a antiga e ela também foi fundamentada em uma grande saga envolvendo muitos títulos, enquanto as antigas são apenas muitas menções lançadas ao vento sem qualquer esforço, base ou preocupação em explicá-las, logo, nesse caso, eu poderia dizer sem receios que o que Hickman fez é o que de fato é, o que é melhor para se basear e seguir, e o que de fato foi seguido pela editora.
Portanto o "multiverso infinito" é apenas um aglomerado de universos 4D finitos no "centro" de um "espectro infinito".

Certo, mas se o multiverso é transfinito porque apenas foram mencionados infinitos universos na incursão?

Bem, eu poderia buscar respostas no roteiro, em interação "um-com-outro" ou mesmo no tempo, mas nada me satisfaz mais do que explicá-la pela lógica das hqs, então busquei nelas uma resposta adequada:

O "universo dos homens" como é chamado possui um número infinito de variações os chamados universos alternativos - como bem lembrado pela scan, explorados pelos
Vigias -  que são os envolvidos - na maioria das vezes - nas histórias cósmicas do multiverso na Marvel. Inclusive são estes universos que foram ameaçados pelas incursões:

"Também sabemos que há um multiverso de realidades, um número infinito de terras dentro de um número infinito de universos onde qualquer realidade divergente pode existir. Possibilidades infinitas."

O motivo de serem mencionadas infinitas terras e não transfinitas, é que eram os universos alternativos, ou seja, um número infinito de universos que estavam ameaçados e o número sem fim de universos alternativos é apenas "um" infinito no grande mar de infinitos que é o transfinito.
     A incursão começa quando o planeta terra alternativo de um universo morrre antes de seu tempo e causa esta contração no continúo espaço-tempo, o ponto de impacto das incursões era sempre o planeta terra do respectivo universo e nós sabemos que os únicos universos que possuem outras terras são os universos alternativos e que os outros universos fora do "centro" daquele hipotético espectro infinito não as tem, tal como não estavam fadados a terminar no mesmo nomento que o universo do homem e os alternativos e livres da ameaça das incursões, o que os excluia de qualquer menção por parte do illuminatis.

Mas apesar de essa explicação ser plausível para as incursões, é válido e correto dizer que o multiverso transfinito não deixa de ser um multiverso infinito em uma escala maior, mesmo a hq cita que poderiamos representá-lo em termos bidimensionais como um espectro infinito.
O motivo de o multiverso ser transfinito é haver dimensões de números irracionais, desafiando qualquer lógica ou base científica, mas assim como diz a história: a mente humana não pode compreender a verdadeira natureza do multiverso. Entretanto colocando em termos bidimensionais diz que poderiamos representá-lo como um espectro infinito. E no "centro" deste espectro carente de centro, estariam o universo 616 e suas infinitas variações e que obedecem as leis da física. Saindo deste "centro" haveriam diversos universos que de semelhança com aqueles apenas teriam as 3 dimensões espaciais, pois as "leis físicas" ali seriam totalmente diferentes, usando como exemplo  a zona megativa, lar de aniquilador. Se distanciando mais haveriam ainda dimensões de bolso, como a dimensão de mefisto e asgard, em geral lares de Hell lords e skyfathers, também habitadas por deuses e demônios.



Mas além de tudo já citado, existem universos com números de dimensões irracionais, e a percepção humana destes universos é distorcida e incompleta. Existem universos em que os numeros de dimensões espaciais são: 2.7268409 (etc), maior do que um universo de duas dimensões, porém inferior à um de 3. Existem também universos com um número de dimensões maior que a dos homens, citam como exemplo a dimensão de tiboro a qual possui 6 dimensões espaciais e uma dimensões na qual o número de dimensões espaciais giram em torneo de: 6.2985923 (etc). O tribunal vivo é responsável por todas elas e assume outras formas, isto é, de mais dimensões em sua composição, para administrá-las.



Se seguirmos à risca o conceito de transfinito ali retratado poderiamos concluir que o multiverso é realmente imenso. Se iniciarmos com uma dimensão (1) e considerar os números irracionais demonstrados (gradualmente infinitos) o primeiro conjunto de universos infinitos será, 1,1 - 1,11 - 1,111 - 1,1111, apenas para exemplificar já que não importa quão perto estejam dois números sempre haverão outros infinitos entre eles (entre 1,1 e 1,11 teria 1,01 - 1,02 - 1,0012 etc.
Concluimos que o multiverso padrão Marvel é formado por pelo menos graduais 6 dimensões espaciais, mas ainda há um detalhe importante a se ressaltar: ainda que existam dimensões com mais dimensões espaciais que a do "universo dos homens" (3,5366D+ para ser mais exato) elas ainda estão isentas da dimensão temporal (como a dimensão de dormammu) ou a mesma está oculta, logo devemos adicioná-la à composição do multiverso, o que resulta em 7 dimensões.

"Então quer dizer que este é o limite do multiverso?"

Não. Pelo contrário, diria que este é o mínimo, e ao meu ver o que é garantido, isto é até onde eu coloco minha mão no fogo, o limiar entre o certo e o não tão certo assim. Mas deixa-se em aberto a possibilidade de existirem ou não mais dimensões espaciais, afinal, como exemplo de dimensões irracionais inferiores eles citaram "2.7268409 (etc)." Mas isso não quer dizer que não exista dimensões abaixo disso, como a 2D ou a 1D, a mesma coisa é válida a se afirmar sobre o número 6.2985923. Podemos afirmar que a Marvel possui 7.2985923.(etc) dimensões na composição de seu multiverso principal sem que isso sugira algo como seu limite.
Devo dizer que este é o tamanho do multiverso completo, o que implica que é suficiente para "upar" o rei do caos ou o nulificador total, pois sua destruição fora na escala do multiverso em sua totalidade e não apenas dos universos alternativos.

Nota: O autor fez questão de fazer valer sua narrativa, não a colocando sob intermédio de nenhum humano, ou mesmo um ser limitado dimensionalmente (3D) e sim no livro do próprio Vishant, uma entidade dimensionalmente superior.

Continua...

Comentários

  1. O universo na marvel e sim infinito, você tentou refutar dizendo que as estrelas no universo infinito ficaria parado mas vc está errado, por mais que o universo marvel trabalhe com regras da física também tem o fator magia e sim na marvel estrelas são seres sencientes que dipersam magia pelo universo sim independente da físicas ou material, elas poderiam facilmente fazer seu próprio funcionamento, segundo que o universo é infinito mas ainda existe espaço vago pelo universo e os astros poderiam se mover, terceiro existe cerca de 12 a 18 ou mais dimensões espaço temporais superiores que seguem a teoria das cordas com cada uma sendo infinitamente superior a anterior, cada universo existe dentro de todas as possibilidades isso gera infinitas linhas temporais, também temos vários vazios diferentes que circundam dimensões e universos, tem infinitas dimensões também o micro verso e o macroverso, acima disso tudo dos infinitos universos e suas infinitas dimensões e suas infinitas linhas temporais está a 4° que é o próprio tempo, além dela está coisas com tva que está fora do tempo e do espaço, também mais vazios que estão além do tempo e do espaço como o que o dr.estranho viaja, tem mais eu não me lembro mas acho que é o Deep space e over space, e a zona negativa que me lembro circunda todos universos, agora reinos e coisa além de medidas geométricas dimensionais lógica além da imaginação e de coisas fisicas asgard e outros reinos mitológicos como assim dimensão de bolso viajou, asgard e dita além do tempo espaço além da imaginação e dos sonhos mais loucos da humanidade além da grande barreira dimensional, isso se aplica aos outros reinos das outras mitologias como a própria nórdica grega egípcia oriental Polinésia e várias outras além de reinos de divindades próprias estes reinos existem e todas as realidades pois os deuses são guardiões da yggdrassil que existe em todos os planos de realidade por isso existe um deles em cada, cidade da onipotencia nexu s dos deuses, mais coisas que não estão presa a regras e conceitos dimensionais vou simplificar pois são incontáveis, reinos dos sonhos e o do pesadelo plano astral vários reinos de vida após a morte reinos espirituais alguns reinos infernais e paraisos também são, Mundo que não é mundo Reino desconhecido, reino dos deuses, diferente esferas como eu disse algumas demoníacas e angelicais e espirituais, reinos fantasiosos, reinos dos avatares das entidades Reino da morte, Reino do inbeteenner nele existe toda a dualidade e dicotômica vida e morte tudo e nada realidade e irrealidade fato e fantasia etc, Reino do caos e da ordem, esse não me lembro se mostraram mas ei devo ter me esquecido, Reino do amor e o reino do ódio, plano/Reino das manifestações, Reino ilógico, Reino inimagináveis, midleverse, dimensão negra, reinos místicos de pura magia e também reinos puramente psíquicos Reino de pura energia concessiva, tem vários reinos que são puramente místicos além do tempo e do espaço, reinos da eternidade e do infinito, Reino dos Elder gols, reinos do infinitos, 15° dimensão além de todo tempo espaço além dos sonhos e imaginação, Reino da never Queen além de todas as coisa além de tudo isso é o suficiente já sai do multiverso normal a muito tempo tem mais incontáveis coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem possível irmão, provavelmente você está certo. Esse é um post de 2017 onde eu não tinha o conhecimento que tive depois, e hoje em dia eu praticamente não leio mais nada da Marvel. Obrigado pelas observações

      Excluir
  2. Reinos conceituais e reinos de Arquétipos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo as leituras dos artigos de Lovecraft se tiver interesse. É a área onde depositei mais tempo estudando e criando os artigos para poder explicar alguns conceitos vagos e a cosmologia num geral

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft