Durabilidade


A "durabilidade" é uma medida de resistência relacionada a capacidade de algo ou alguém de suportar durante um período prolongado uma devida exposição a determinada(s) condição(es).
É também uma resistência genética.

A durabilidade é uma medida diretamente ligada ao tempo e genética, não deve ser confundida com resistência, uma vez que esta se trata da quantidade de força que um indivíduo pode aguentar

A durabilidade possui uma vasta gama de variações, portanto jamais deve se usar de um feito X para generalizar para um Y ou Z.

Durabilidade física - Determinada pelo tempo e quantidade de danos físicos que alguém é capaz de suportar. Qualquer dano físico desferidos por intermédios de objetos ou meios de perfuração (lâminas,  espadas, técnicas de perfuração etc), ou com auxílio de considerável quantidade de calor ou forma semelhante de energia não podem ser incluídos aqui, visto que alguém capaz de aguentar uma sequência de golpes físicos não irá necessariamente ter uma pele durável para resistir a cortes e afins. O "físico" desta durabilidade é relativo ao corpo do elemento sujeito a estes danos e não à substância dos golpes, portanto ela pode ser mensurada tendo como baso tanto ataques físicos como ataques de energia.

Durabilidade pulmonar -

É a capacidade de certos personagens que lhes permite correr ou percorrer longas distâncias, praticar exercícios físicos, realizar árduos trabalhos e afins sem se cansar. Na maioria das vezes, as pessoas que possuem esta durabilidade estarão capacitados a ficar minutos dentro d'água. Também chamado de vigor sobre-humano esta capacidade desenvolvida pode fazer com que a pessoa não se fadigue por dias. Uma variação é o vigor infinito, que fará o capacitado nunca se cansar.

Durabilidade orgânica -

O personagem é capaz de aguentar intenso recebimento de calor, ou baixas temperaturas de forma intensa. Suas células não se deformam ou morrem, por exemplo,  em temperatura ambiente acima de 200 °C ou iguais e até inferiores a  -100°C

Durabilidade nutricional - É capaz de passar dias, semanas e em alguns casos até meses sem precisar se alimentar. Sua necessidade de repôr nutrientes, dependendo do caso, é quase insignificante ou nula.

Durabilidade imunológica - Seria, de vulga forma, o equivalente a ter anti-corpos ou anti-corpos com prazo de duração para combate de doenças simples, pode tornar o personagem muito resistente ou mesmo completamente imune a toxinas, venenos e afins.

Durabilidade metabolística -

Ainda que o personagem não seja imune a uma determinada substância e não possua sequer resistência contra ela, o organismo é capaz de processar rapidamente a toxina que poderia matá-lo, de forma que não cause dano algum ao personagem.

Durabilidade radioativa - Esse tipo de durabilidade remete àqueles personagens capazes de suportar altos níveis de radiação. Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados, causando desde degeneração imediata a a longo prazo. Este processo chama-se "ionização". Radiações ionizantes ignoram qualquer defesa externa e interna do corpo e afetam diretamente as partículas subatômicas. É por isto que existe o termo "ignorar DURABILIDADE convencional." pois os personagens com esta habilidade podem geralmente afetar os átomos , e é necessário ter uma durabilidade não-convencional (a radiotiva) para resistir a isto.

Durabilidade genética - Todos os processos do corpo se tornam mais duráveis, colocam o capacitado no ápice sobre-humano. Seria uma soma de quase todos os tipos de durabilidade acima. Com sua genética elevada ao último patamar um personagem poderia ao invés de tombar e se incapacitar ao receber um tiro, aguentar 3 ou 4 tiros antes de começar a sangrar. Poderia lutar e se manter de pé até ser reduzido parcialmente a um estado ósseo aparente.

Explicando

Assim como foi dito acima, durabilidade é uma medida de resistência ligada ao tempo. Mas como assim ao tempo? Pra começar, a definição de durabilidade é subjetiva; ou seja, pode ser entendida desta forma ou como resistência (quantidade de força que algo ou alguém pode aguentar), depende da interpretação da pessoa. Eu sempre entendi que durabilidade era conectada primariamente ao tempo, desde as obras ficticias que li, passando por experiências e explicações na vida real. Tome como exemplo o termo "durabilidade" filtrado por imagens no google, uma imagem curiosa que aparece é esta de uma comparação entte baterias de celulares quando sujeitas às mesmas diversas condições:


O que é apresentado é que os tipos de bateria são expostos ao mesmo tempo de uso contínuo, no entanto alguns mantém a carga por muito mais tempo do que os outros, isso ocorre por que estes são mais duráveis e é esse basicamente o conceito que precisam entender sobre durabilidade e o tempo. Mas durabilidade não é apenas isto, é também uma resistência genética, que pode, apenas para listar como exemplo, estar relacionado a agentes ou parasitas biológicos que não agem por meios de força ou energia ou aos processos de um corpo que o mantém vivo a longo prazo, estes são apenas alguns dos meios que diferem da resistência física propriamente dita.

Durabilidade imunológica - Corpos humanos possuem anticorpos, assim como a maioria das raças que  dispõe de corpos possuem defesas ou resistências semelhantes. Apesar de nosso sistema imunológico agir em pequena escala, na ficção existem corpos que criam defesas ridiculamente resistentes, que podem expulsar ou até tornar um personagem imune a certas doenças, venenos ou infecções. Ainda que a resistência física de um personagem-exemplo beire a invulnerabilidade ele ainda seria em tese, tão vulnerável imunologicamente quanto qualquer outro de sua raça e poderia ingerir uma toxina que o afetasse negativamente ou adquirir uma doença. Vou usar um exemplo de fairy tail: Natsu não tinha problemas, em, durante uma luta com cobra, resistir aos danos fisicos de seus rugidos/baforadas ; no entanto o efeito de uma baforada do dragão venenoso, que segundo cobra espalha um vírus/veneno pelo corpo que lentamente rouba os sentidos e em seguida a vida, o debilitou consideravelmente de início fazendo ele e happy perderem os movimentos de seu corpo:
Natsu como um bom dragon slayer tinha uma certa resistência a isso e conseguiu, mesmo com dificuldades, se manter na luta e derrotar cobra, mesmo sem seus movimentos, apenas desmaiando ao final, dibrando a morte como o Ronaldinho lhe ensinou. É essa resistência que seria a durabilidade imunológica.

Durabilidade pulmonar - Certas "pessoas" não podem ser afogadas ou possuem um vigor sobre-humano. Seja pela capacidade de retirar oxigênio da água, como os peixes, ou pela condiçào de respirar os componentes e gases da água personagens se tornam resistentes ou imunes ao afogamento e serão capazes de nadar ou permanecer na água longos períodos. Quanto ao vigor, antes que questione que seja estamina e etc, é exatamente estamina; ou quase. No entanto, o próprio vigor é uma forma de durabilidade, e portanto o motivo de estar especificado também aqui. Mas por quê em durabilidade pulmonar?  Quando corremos ou praticamos exercícios são os pulmões que trabalham mais ardilmente de forma a satisfazer as necessidades de oxigênio presente na maioria dos corpos. Esta durabilidade também pode ser explicada por personagens com abastecimento de oxigênio maior que de outros. A fadiga inocorre, mental e fisicamente, também pelo fato de que acontece um devido ou maior fornecimento de oxigênio aos músculos, desta forma aumentando a resistência e cobrindo longas distâncias sem experimentar muito cansaço.
Mas é claro que uma durabilidade sobre-humana irá requerer um corpo sobre-humano, então quanto maior o nível de durabilidade pulmonar, maior será a resistência externa(falo da durabilidade dos membros) de um corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft