Teletransporte



Teletransporte é uma técnica de locomoção associado a viagens à longas distâncias, feito, geralmente, de forma instantânea, ou seja, sem gasto de tempo.

Além da locomoção pessoal, o teletransporte pode servir para diversas outras coisas como para evitar ataques ou redirecioná-los, surpreender um oponente ou mesmo teleportá-lo para lugares estratégicos.

Apesar de toda evolução dos campos da física e da ciência em si, essa noção em nosso mundo real é ainda um sonho distante. O que se segue é uma lista de variações do teletransporte já vistos na ficção e uma tentativa de harmonizá-los, dispondo-os em categorias e determinando as possíveis finalidades que podem a eles serem empregadas:

Redirecionar e evitar ataques - É quando a ação de teletransporte é aplicada em prol de redirecionar a energia de um ataque para outro lugar ou época.

-Criação/abertura de portais -


Possibilita-se funcionar como uma válvula de escape para o usuário, escapar de ataques adentrando o portal ou abrí-lo no caminho de um ataque, redirecionando-o. O portal é aberto de dois lados, ou melhor dizendo, é aberto de um lado e se projeta no outro: lado em que o usuário está e no destino em que ele quer chegar. Não existe um vácuo, dimensão ou túnel dimensional entre os lados dos portais, qualquer corpo ou parte dele que se propulse adiante a um extremo verá-se imediatamente exposto no outro.

Ex: Sr. destino

-Habilidade específica -


O próprio nome já diz. É quando é uma habilidade específica de um personagem ou grupo restrito que os permite teleportar. A própria ação de teleportar, independente de técnica definida está incluída aqui. Em um combate pode servir para escapar rapidamente de algum ataque (lembre-se que em distâncias curtas uma alta velocidade pode fazer com que um teletransporte não seja algo de incrível vantagem) ou realizar diversos golpes quase que simultaneamente.

Ex: John Pluto Smith (Campione) - Teletransporte por sombras: Este é um exemplo de teletransporte por habilidade específica, já que esse teleporte tem base em umbracinese ou uma variação dela.

Teletransporte ofensivo - É um teletransporte que visa causar danos a um determinado corpo.

-Fissão e fusão nuclear -


Torna o usuário em alguns casos, capaz de desagrupar as moléculas de um oponente e não reagrupá-las ao chegar no destino. Desta forma, a menos que o ser submetido à isso, tenha controle de suas partículas subatômicas (Requisito para transformar toda a matéria de um corpo em energia), ele provavelmente não poderá fazer nada contra isso. Consiste em desintegrar componentes moleculares e reagrupá-los em outro lugar. Seguindo este princípio, ocorre primeiramente,a fissão nuclear : A massa de algo é completamente convertida em energia, energia esta que é instantaneamente transportada pelo espaço, como uma onda eletromagnética, até o destino visado - passando então para a fusão nuclear - onde os componentes moleculares formam novamente seu respectivo núcleo (átomos) e o corpo é refeito.
    O teleporte, na maioria dos casos ainda está sujeito a leis, e como dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar simultaneamente, se materializar em um lugar ocupado resultará em sua própria explosão e possível consequente morte.

Ex: Thanos e Dr.manhattan

-Manipulação do espaço - 


Uma das mais úteis formas de teletransporte, além de poder literalmente mudar a posição de não só um personagem, como também um grupo deles, possibilita um grande ganho de tempo e vantagens. Por exemplo, manipulando o espaço você poderia enviar um  personagem para dentro de um vulcão e permanecer no mesmo lugar aonde está. A distorção - efeito da manipulação do personagem - proporciona algo com uma "onda" no tecido espaço-temporal de modo a propulsionar o corpo, de forma que a matéria em si permanece parada e o que realmente se move é o espaço.

Ex: Dr.manhattan.

Informação - 



Um método raro de teletransporte, o que é teleportado não é o corpo, ou mesmo massa ou energia, e sim informação. Consiste em deixar o corpo físico atual morrer e transportar seus dados, no caso, a própria mente, para ser refeita em outro lugar com partículas ambiente, gerando uma cópia geneticamente idêntica ao corpo original. O caminho percorrido pela informação poderá ter outro canalizador, que não o espaço em si.

Ex: Monstro do pântano (O canalizador seria o "verde").

Geral - 


                                               


É o teletransporte que pode variar e não existe um padrão, deste modo pode incluir todas as funções e tipos citados.

-Tecnologia ou artefatos -


Ainda há personagens que se valem de artefatos (místicos ou não) ou tecnologia para poder se teletransportarem. Alguns artefatos abrem portais, tal como outras tecnologias funcionam por transformação de massa e energia e etc. Os artefatos basicamente, seguem a mesma linha de utilidade dos outros tipos já mencionados acima.

Ex: Tracer (Overwatch)

ALCANCE DO TELETRANSPORTE


Ainda que duas ou mais pessoas utilizem de modelo semelhante de teletransporte, o alcance do mesmo dependerá da habilidade; força vital, condição específica do personagem e potência do teleportador (Em caso de tecnologia). Esta é uma tabela para separar o nível de um teleportador por alcance.

Sobre as siglas:

B-C = Baixa categoria
M-C = Média categoria
A-C = Alta categoria

Nível D

B-C = Distâncias inter-municipais - Abrange desde o menor alcance de teletransporte (entre casas → aldeias, etc), mas é caracterizado pela distância entre cidades.

M-C = Distâncias inter-estaduais - Distância entre estados; entre agrupamentos de cidades.

A-C = Distâncias inter-nacionais - A distância entre países de um mesmo continente (É válido ressaltar que um país de outro continente pode ser mais próximo de outrém do que um de seu próprio, neste caso ainda enquadraria-se tal distância aqui).

Nível C

B-C - Distâncias inter-continentais - A distância entre continentes (por exemplo, do extremo noroeste de um continente ao extremo sudoeste de outro).

M-C - Distâncias translunares - A distância da superfície de um planeta até para além sa órbita de seu satéite natural.

A-C - Distâncias inter-planetárias - É por definição, a área entre planetas de um mesmo sistema planetário.

Nível B

B-C = Distâncias inter-estelares - O alcance deste teletransporte cobre distâncias entre sistemas planetários.

M-C = Distâncias inter-galácticas - A distância entre as galáxias

A-C = Distâncias inter-dimensionais (Dimensões de bolso) -

Nível A

B-C = Distâncias Inter-universais - Auto explicativo

M-C = Teletransporte irrestrito - O telettansporte não possui barreiras ou limites naturais em qualquer espaço onde a matéria exista

A-C = Real ilimitado - Um omniarca, não há qualquer limite para a sua vontade, onde ele deseja ir, ele está.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft